PARTES DO SKATE:

Um skate é formado basicamente por 6 partes:

Shape:
O shape é uma peça feita de madeira, onde laminas finas de madeira são colocadas uma em cima das outras e prensadas para dar o molde do shape, que praticamente se diferenciam pelo formato do Tail (a parte de trás ou a rabeta) e o Nose (a parte da frente ou o nariz) que são mais curvados ou menos. Existem vários tipos e formatos de shape específicos para cada modalidade do skate, do street ao long-board as variações de tamanho e formatos são grandes. A função do shape é dar suporte ao skatista, controle e estabilidade.

Lixa:
A lixa vai colada na parte de cima do shape e tem como principal função dar aderência do tênis com o skate, evitando que o pé do skatista deslize ou escorregue sobre o shape e assim dando maior controle sobre o skate.

Trucks:
Os trucks ou eixo são peças feitas em metal que são parafusadas no shape e tem como função dar o controle e a direção do skate. A função dos Trucks também é dar suporte para as rodinhas que darão o movimento ao skate. Para cada skate é utilizado um par de trucks, um na frente e outro atrás do shape. Dependendo da modalidade de skate praticada é utilizado um tamanho específico de trucks, para a modalidade de street é utilizado um truck pequeno, ao contrário da modalidade long-board speed que requer um truck maior que oferece maior estabilidade em velocidades maiores.

Parafusos:
Os parafusos são feitos também de metal e tem como finalidade prender os trucks ao shape, garantindo uma maior estabilidade e firmeza em cima do skate. Para cada skate são utilizados 8 parafusos, 4 parafusos para cada truck.

Rolamentos:
Os rolamentos são pequenas peças feitas de aço que são colocados dentro das rodinhas que por sua vez são colocadas nos trucks. A função dos rolamentos é dar suporte e garantir que as rodinhas girem livremente. Para cada skate são utilizados 8 rolamentos, 2 rolamentos por roda.

Rodas:
As rodas de skate são basicamente feitas de poliuretano e borracha, e há no mercado diversos tipos de materiais como as mais macias, as mais duras, e as rodas de tamanhos diferentes específicas também para cada tipo de modalidade de skate. Para quem anda na modalidade street prefere as rodas pequenas, para quem anda em vertical prefere as de tamanho médio pois oferecem maior estabilidade e velocidade, e para os praticantes de long-board a preferência é pelas rodas grandes que oferecem também maior estabilidade e velocidade. A função da roda é garantir que o skate ande e se movimente pela superfície. A união dos rolamentos com as rodas garantem que elas girem o forneçam movimento ao skate.